segunda-feira, 22 de outubro de 2007

as formas geométricas estão em toda a parte, por onde quer que andamos.

sábado, 20 de outubro de 2007

Aspectos sobre o ensino de matemática

Ensinar matemática de forma isolada das demais áreas do conhecimento, explorar conhecimentos matemáticos apenas como pré-requesito para depois ensinar mais matemática, não contribui muito para a formação integral do aluno. Em virtude da maneira como muitas vezes a matemática é abordada , ela é vista por muitos alunos como uma matéria difícil, quase impossível de ser aprendida. Felizmente, estamos vivendo um processo de transformação em que as novas orientações currilares, que apresentam o ensino de matemática voltado à formação da cidadania, vêm sendo implementadas no país.
Nos últimos anos , acentua-se a preocupação em desenvolver no aluno competências necessárias para o exercício da cidadania. Essa preocupação vem se concretizando em diferentes propostas de ensino de diversos países e, no Brasil, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, apontando como característica principal para o ensino de matemática:
1- Explorar a matemática partindo de problemas encontrados no cotidiano e nas demais áreas do conhecimento;
2- Trabalhar com conteúdos variados pela exploração de forma equilibrada earticulada, de números e operações, espaço e forma, grandezas e medidas e pelo tratamento da informação;
3- Usar, da melhor forma possível, recursos tecnológicos disponíveis como instrumentos de aprendizagem.