domingo, 4 de maio de 2008

" Alimentação versus carência alimentar: uma questão meramente biológica?"

Um relatório da Unicef divulgado em 1998 define bem as causas desse problema de saúde pública: “ A abundância e disponibilidade de tipos errados de alimentos, consumidos sem moderação e na forma de dietas mal equilibradas, atuam como vilões nesse processo: alimentos nutricionalmente deficientes, como refrigerantes, batatas fritas, doces, e refeições rápidas, dificultam o consumo de produtos benéficos”.

Isso indica que a prevalência de ferro do organismo é também uma questão cultural, ou seja, diz respeito aos hábitos alimentares de um indivíduo e de um grupo. Isso implica que a educação alimentar dada em casa, na escola e na sociedade é um fator importante que vem definir o consumo de alimentos ricos em ferro.

Atividade:

Situando na tabela abaixo, ou seja, observandoas categorias contidas na primeira coluna e a quantidade de ferro, em miligrama por cada categoria, considerando seu sexo e idade, construa a proposta de três cardápios diferentes, de forma que:

  • Cada cardápio tenha três produtos diferentes.
  • Você irá comer o peso de meio quilo ( ou o mais próximo possível disso).
  • Você ingerirá a quantidade mínima diária de ferro nessa refeição.
  • Procure fazer uma combinação adequada na combinação dos alimentos pensando no sabor.


ALIMENTE-SE DIREITO


RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE INGESTÃO DE FERRO

Crianças até 10 a

10 mg


Homens entre 11 e 16 anos

12 mg


Homens a partir de 19 anos

10 mg


Mulheres entre 11 e 50 anos

15 mg


Mulheres a partir de 51 anos

10 mg


Mulheres grávidas

30 mg


Mulheres lactantes

15 mg


ALIMENTOS RICOS EM FERRO



Alimento

Quantidade por 100 g


Carne de boi magra

3,20 mg


Feijão preto

4,30 mg


Feijão roxinho

3,30 mg


Feijão verde

1,40 mg


Alface

1,10 mg


Brócolis

1,30 mg


Agrião

2,60 mg


Couve

2,20 mg






A composição deste cardápio exige a mobilização de várias noções envolvendo comparações e operações de decimais. Também foi mobilizada a noção de proporcionalidade, uma vez que a quantidade de ferro depende da massa de alimento ingerida.

Objetivo:

  1. Reconhecer a matemática no mundo dos alimentos e da saúde: mobilizar conceito de números decimais, porcentagem e equações na resolução de situação-problema, permitindo o desenvolvimento de um pensamento crítico frente a situações envolvendo questões de alimentação e saúde.
  2. Reconhecer a existência de um campo conceitual de números e proporções numa situação envolvendo alimentação e saúde.

Nenhum comentário: