quinta-feira, 1 de maio de 2008

A utilização de Jogos durante as aulas de Matemática

Jogo: Dominó de Frações

Material necessário

Dominó de Frações, que pode ser confeccionado com papelão ou com outro material, industrializado ou on line se houver internet na escola.

Conteúdos a serem trabalhados

Frações

Objetivos da Atividade:

possibilita o desenvolvimento dos conceitos lógico-matemáticos, além de oferecer a oportunidade ao professor de levantar diferentes estratégias de trabalho, considerando as diferentes faixas etárias dos alunos.
Sequência Didática:
1 - Confecção do dominó
2 - Divisão da turma de modo que fiquem 4 jogadores
3 - Exposição de regras para o jogo
4 - Questões para pensar:
  • Que cálculos poderão ser feitos para decidir qual peça deverá ser colocada sobre a mesa?
  • Quantas peças poderão ser utilizadas se o jogador iniciar a partida com a peça que tem as frações 3/6 e 3/9?
  • Com quais peças poderá ser iniciado o jogo para que o próximo jogador tenha menos opções de jogar?

Um comentário:

Milena Nogueira disse...

a escola ivete oliveira para MIM é muito importate pois foi nela que começei a dar meus primeiros passos como cidadã ...
E aprendi a lidar com os problemas fazendo com que se torne solução .
É grande a integração entre profºsss e aluno apredir a como fazer amigos e a os coagir quando errados e a mim coagirem quando eu estou errada por isso eu desejo tudo de bom para todos que participam e ajudam atravez dessa inesquecivel escola....

bjksssssssssssss